segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A premição...UHUUUU!!!! Valeu Deivid...







Viajando em Machadinho

Deivid Alex Ferreira*

No começo eu até pensava que toda aquela energia que vinha até nossa casa era gerada por um “peixe elétrico” um “vaga-lume” alguma coisa parecida, mas com o passar dos anos fui entendendo... “Que viagem!!!” Falando nisso, em uma das viagens de estudo que fiz, com minha turma da escola, para a Usina Hidrelétrica Machadinho notei que as coisas são muito diferentes. Pensei...como pode aquela água toda gerar energia? E foi aí que eu me liguei...
Naquele momento de estudos vimos uma paisagem inesquecível, animado com a viagem, quando desci do ônibus fui aperfeiçoando meu conhecimento sobre a energia gerada por uma barragem hidrelétrica. Fiquei sabendo mais sobre a luz que recebemos todos os dias em nossas casas. Aí então, olhando para aquele sol lembrei, também, de uma lâmpada, será que o sol não é abastecido por uma usina também? Bom, claro que não, vamos deixar essa viagem para lá.
Depois de um tempo nada como um lanche para repor as energias perdidas com tanto conhecimento, afinal energia é uma palavra que além da água, pode ser gerada por outras fontes.
Na hora de ir para casa não acreditei, como passou tão rápido! Ainda hoje penso no meu peixe elétrico e no meu vaga-lume, que viagem!
Prefiro ficar com a usina elétrica Machadinho.


*Aluno da 8ª. Série 2009 da E.E.B. Mater Dolorum. Texto que ganhou o 2º. Lugar no Concurso de Redação ‘Visitando a Usina Hidrelétrica Machadinho’- edição 2009. Um trabalho orientado pela professora de Língua Portuguesa, Silvana Tegnher.